Prisão em Canarana
Um homem de 34 anos, que estava foragido por homicídio, foi localizado e preso em Canarana (823 km de Cuiabá) durante a Operação Basilisco de Roko, deflagrada na quarta-feira (30/4).
A ação faz parte de uma mobilização nacional coordenada pela Polícia Civil do Pará, com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Objetivo da operação
A operação teve como alvo criminosos foragidos envolvidos em crimes violentos e intencionais, como homicídio, feminicídio, estupro e roubo.
Os mandados foram emitidos após levantamento do Banco Nacional de Mandados de Prisão, pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (CIBERLAB-DIOPI), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Atuação em Mato Grosso
No estado do Mato Grosso, cinco mandados foram cumpridos.
Um dos principais alvos era o foragido localizado em Canarana, capturado pela Polícia Civil com base em informações compartilhadas entre os estados e o governo federal.
A ação reforça o combate à impunidade e demonstra a capacidade das forças policiais em localizar criminosos mesmo em regiões distantes.
Mobilização nacional
Participaram da operação policiais civis de 17 estados, incluindo Amapá, Amazonas, DF, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Bahia, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, RS, SC, SP e Tocantins.
Ao todo, 400 policiais civis foram mobilizados para cumprir 115 mandados de prisão.
Origem do nome: Basilisco de Roko
O nome da operação faz alusão ao Basilisco de Roko, um experimento de pensamento sobre uma superinteligência capaz de identificar qualquer pessoa, em qualquer lugar.
No contexto policial, representa a eficiência das Polícias Civis em localizar criminosos perigosos, mesmo que escondidos em locais remotos.
📲 Quer receber as principais notícias direto no celular?
Entre para a nossa lista no WhatsApp BoraVer para não perder nenhuma atualização!
✅️Siga nossos canais: ➡️ @boravermt ➡️ @boravermais ➡️ @boravercanarana
🎥: Fonte | agenciadanoticia