QUERÊNCIA – No sábado, 24 de maio de 2025, o município realizou, com grande êxito, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos LGBTQIAPN+, com o tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”.
O evento aconteceu no Espaço Cultural Fonte do Aprendiz, reunindo representantes de diversos segmentos da sociedade e consolidando-se como um marco histórico no município. Os participantes tiveram direito a certificação de horas extracurriculares, e o encontro se destacou pelo protagonismo da comunidade LGBTQIAPN+ em um espaço de escuta, construção coletiva e diálogo respeitoso.
Entre os momentos de destaque, esteve a palestra da Professora Esp. Raika Beliny, que abordou o tema: “A constituição identitária dos corpos Trans”, além de contextualizar o significado e a importância da sigla LGBTQIAPN+.
Durante a plenária, foram eleitos quatro delegados, que representarão Querência na 4ª Conferência Estadual dos Direitos LGBTQIAPN+, a ser realizada de 11 a 13 de junho em Cuiabá, e que culminará na etapa nacional, em outubro, em Brasília.
O evento contou com um público expressivo e a presença de diversas autoridades e representantes da sociedade civil, entre eles:
-
Prefeito Gilmar Wentz
-
Secretária de Agricultura Elisângela França
-
Secretária de Educação Marcieli Edit
-
Representantes do CRAS, CMDCA, Assistência Social, Polícia Civil, Saúde, Comunidade Católica e inúmeros populares.
REALIZAÇÃO E APOIO
-
Fonte do Aprendiz – Biblioteca & Espaço Cultural
-
Conselho Municipal de Cultura de Querência – MT
-
Movimento LGBTQIAPN+ de Querência
-
Associação da Parada do Orgulho LGBT
A 1ª Conferência Municipal dos Direitos LGBTQIAPN+ de Querência mostrou que a mudança começa no diálogo e na representatividade. Um passo importante para a construção de políticas públicas inclusivas e o fortalecimento da cidadania no município.