As investigações foram conduzidas pela Delegacia de Torixoréu.
Ao todo, são cumpridas 37 ordens judiciais, sendo sete mandados de prisão, sete de busca e apreensão, sete quebras de sigilo telemático, duas suspensões de atividades empresariais, nove bloqueios de contas bancárias, três sequestros de veículos e dois pedidos de fiscalização pela Secretaria de Fazenda (Sefaz).
Os mandados são cumpridos nos municípios de Nova Mutum, Nova Monte Verde, Cuiabá e Caiapônia (GO).
A ação contou com o apoio da 1ª Delegacia de Polícia de Barra do Garças, das Delegacias Regionais de Nova Mutum e Alta Floresta, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da Polícia Civil de Caiapônia (GO).
O caso está relacionado a crimes de furto qualificado, falsificação e uso de documentos falsos, além de associação criminosa.
As investigações começaram após a constatação, em setembro de 2024, do desaparecimento das cargas da fazenda.
As apurações revelaram a participação de diversos suspeitos, incluindo funcionários da fazenda e transportadores. As cargas desviadas foram descarregadas em uma empresa no distrito industrial de Cuiabá.
Durante as investigações, a polícia identificou evidências detalhadas do esquema, como comprovantes de recebimento de valores ilícitos e informações sobre veículos e motoristas envolvidos.
Com base nas informações colhidas, o delegado responsável pelas investigações, Pablo Rigo, representou pela prisão dos suspeitos e pela execução de outras medidas judiciais.
A operação segue em andamento com outras diligências para apurar a totalidade dos crimes e responsabilizar os envolvidos.