O secretário da Casa Civil de Mato Grosso, Fábio Garcia, reafirmou na última sexta-feira (27/06) o compromisso do governo federal com a implantação da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) até o município de Água Boa. Segundo ele, os investimentos já estão em curso e a obra tem viabilidade tanto econômica quanto social.
“Aqui é a nova fronteira agrícola do estado de Mato Grosso. Temos uma produção muito relevante de soja, milho, gergelim, grão-de-bico. Portanto, justifica-se que essa região tenha uma ferrovia que possa nos ajudar a escoar toda essa produção”, destacou Garcia em entrevista ao Semana7, durante participação na audiência pública realizada em Água Boa.
O evento foi promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e reuniu autoridades, produtores rurais e representantes de entidades públicas para discutir os impactos e benefícios da ferrovia. Também estiveram presentes o vice-governador Otaviano Pivetta, os senadores Wellington Fagundes (PL) e Jayme Campos (União), o deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), além de representantes da ANTT e da sociedade civil.
Garcia afirmou estar confiante no cumprimento do cronograma anunciado pelo governo federal, que prevê a conclusão da obra até 2028. “Não tenho dúvida de que essa ferrovia será uma realidade para a região de Água Boa. Espero que a gente possa cumprir o cronograma […] para que a gente possa ver, em breve, essa ferrovia chegando aqui e fazendo com que o Araguaia seja ainda mais competitivo”, disse.
De acordo com ele, a chegada da FICO é um fator decisivo para impulsionar a economia local e melhorar a qualidade de vida da população. “Sabemos que eficiência e competitividade garantem que uma atividade econômica possa permear por mais tempo, gerar mais empregos, distribuir melhor a renda e proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas”, afirmou.