Da Redação
Semana7
A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) inaugurou, nesta terça-feira (08), a nova sede do Núcleo de Querência. A nova unidade, situada na avenida Central, nº 1.067, no Setor A, irá fortalecer o atendimento jurídico gratuito à população vulnerável do município e regiões vizinhas.
O prédio foi viabilizado por meio de uma parceria entre a DPEMT e a Prefeitura Municipal de Querência após passar por uma readequação completa. Agora, o local conta com recepção, gabinete, sala para assessores, copa e dois banheiros, um deles adaptado para pessoas com deficiência.
As obras envolveram a demolição de paredes, criação de novos ambientes com divisórias drywall, adequação da rede elétrica, instalação de forro e sistema de ar-condicionado, além da modernização da fachada. A estrutura atual foi planejada para oferecer mais conforto e dignidade tanto aos servidores quanto aos assistidos pela Defensoria.
Com uma população estimada em 26.769 habitantes, segundo o IBGE (2022), Querência agora integra oficialmente o Núcleo Unificado da DPEMT junto com o município de Ribeirão Cascalheira.
Para o prefeito de Querência, Gilmar Wentz, a instalação da nova sede representa um avanço importante na garantia de direitos da população. “A Defensoria é o último alento do cidadão que precisa de um recurso, de algum acesso. Ele vem buscar justiça através da Defensoria. E tenho certeza que o defensor Robson, que está aqui responsável por esse núcleo, fará a diferença para aquelas pessoas que vierem procurar o serviço da unidade”, declarou.
De acordo com o coordenador local e defensor público, Robson Guimarães, a chegada da Defensoria Pública em Querência deixa o claro recado que a instituição está ao lado de quem mais precisa. Ele também comentou sobre as parcerias que tornaram possível a inauguração. “É impossível falar dessa conquista de hoje sem reconhecer o esforço coletivo. A atuação firme da Administração Superior da Defensoria que vem interiorizando a instituição com seriedade e compromisso. A parceria do Poder Judiciário, do Ministério Público e, principalmente, Executivo Municipal. E a dedicação também de cada servidor que acredita diariamente na transformação que a Defensoria Pública é capaz de promover”, disse.
Também estiveram presentes na solenidade de inauguração o secretário Executivo de Administração da DPEMT, Clodoaldo Queiroz; o ouvidor-geral da Defensoria, Getúlio Pedroso; juiz-Diretor do Foro da Comarca de Querência, Thalles Nóbrega Miranda Rezende de Britto; a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Daniela Moreira Augusto; o delegado de Polícia Civil de Querência, Dióniz Zanotelli; o segundo secretário da Câmara de Vereadores, Divino Goiamat; o vice-Presidente da 19ª Subseção da OAB/MT, Antônio Porphirio; o secretário municipal de Administração, Valdenício Anjos, a primeira-dama e secretária de Assistência Social do município, Janice Wentz, as conselheiras tutelares Cleusa Moura Watte e Jaqueline Zontta, entre outros. (Com informações da Assessoria da DPEMT)
DPEMT