Talvez você já conheça sobre o trabalho de algum psicólogo(a) ou até já foi atendido por algum, mas ainda há quem pense que alguém que procura um psicólogo esta “louco” ou “desajustado”. Isso mesmo, o preconceito e a desinformação ainda limitam o conhecimento sobre a atuação do psicólogo e podem ser por outro lado um empecilho para a busca de um auxilio especializado.
A verdade é que a psicologia é uma área de conhecimento muito ampla, que vem se transformando e ampliando olhares e campos de atuação ao longo dos anos. Estamos, hoje em diversas áreas da sociedade tais como: clínicas, escolas, hospitais, postos de saúde, empresas, centros judiciais, dentre outros.
Mas afinal, tem idade para procurar um psicólogo? Na psicologia estudamos o desenvolvimento em aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais desde o nascimento, por isso há profissionais na área que trabalham com pessoas de diferentes idades, dos primórdios da vida, até a velhice.
A PSICOTERAPIA é um dos espaços de atuação do profissional psicólogo. Por isso, o Psicólogo dependendo da sua linha ou área de atuação pode trabalhar com bebês, crianças, adolescentes, adultos, idosos e ainda com casais e famílias.
A psicoterapia pode ser do tipo preventiva, para tratamento ou ainda para orientação. Preventiva é quando a busca por atendimento psicológico acontece para fortalecer a saúde mental afim de evitar o surgimento de algum problema emocional futuro (antes que eles se manifestem).
Na forma de tratamento, sendo a mais conhecida é quando há algum transtorno mental específico como por exemplo a depressão, transtornos de ansiedade, abuso de substancias, dentre outros. Há quem busque auxilio quando está passando por algum momento difícil da vida que possa estar lhe causando algum tipo de incomodo ou sofrimento, como questões do seu trabalho, perdas, traumas, separações ou condições de saúde.
O acompanhamento psicológico através da psicoterapia também poderá trazer resultados benéficos para aquelas pessoas que apresentam questões de comprometimento cognitivo, como dificuldades na organização do seu pensamento, de linguagem ou memória.
Na infância os psicólogos podem trabalhar na forma de prevenção e tratamento com todas aquelas crianças que possam estar apresentando algum sinal de risco para o desenvolvimento psíquico, tais como atraso na linguagem, dificuldades de socialização ou dificuldades na aprendizagem escolar. Problemas relacionados ao sono, agitação, agressividade, baixa autoestima, incontinência urinária, impacto da ausência dos pais, são alguns dentre os muitos motivos que podem fazer com que a criança ou o adolescente seja beneficiado com o acompanhamento, assim como será também um espaço para que pais ou responsáveis recebam orientações.
Como você pode ver, a psicologia pode ser útil para diversas situações, e talvez em algum momento da sua vida você terá contato com algum psicólogo, seja em uma empresa, na psicoterapia, ou até mesmo na escola do seu filho. Afinal, a psicologia é para todos.

