Hoje vou falar com as mulheres, mas sem deixar de lado os homens. É que todo o ano o mês de outubro fica rosa para lembrar-nos que precisamos estar atentas ao câncer de mama (doença que é mais comum entre as mulheres). Esta campanha preconiza a importância do câncer ser diagnosticado precocemente, reduzindo o avanço da doença e aumentando assim as chances de cura.
O câncer é uma doença difícil, o diagnóstico e todo o processo da doença são vividos pela mulher e sua família como um momento de angústia. Para além dos efeitos físicos, há efeitos psicológicos que afetam a imagem pessoal, e as emoções de quem o vivencia.
Os seios com suas características representam um símbolo da identidade e sexualidade feminina, assim como o cabelo. A iminência da perda de alguma parte do corpo pela doença pode provocar um desequilíbrio naquilo que essa parte do corpo representa para a mulher. Por isso é fundamental que toda dor e medo sejam acolhidos, dando suporte para quem passa por isso acreditar em si e sua recuperação para reverter a doença.
A presença otimista da família e os amigos são importantes neste momento pois um lar otimista torna o processo menos doloroso. O acompanhamento psicológico também auxilia muito durante o processo, tanto para os pacientes como para seus familiares, sendo um espaço seguro para falar das angústias e encontrar estratégias de enfrentamento em meio a uma situação de adoecimento.
Um mês para lembrar, um ano inteiro para se cuidar. O Outubro Rosa reforça a importância do autocuidado com a saúde da mulher, por isso, para além de sempre buscarmos manter hábitos de vida saudáveis é muito importante fazer o auto exame regularmente, ir ao médico e manter os exames de rotina em dia, estes são cuidados que se toram imprescindíveis.
Uma dica bacana é a ideia de anualmente fazer os exames de rotina no mês do seu aniversário, além de ser um auxilio para não esquecer, torna-se um ótimo presente para si mesma!
TOQUE-SE, CUIDE-SE, AME-SE!
Com Carinho, Psicóloga Ciana .
Caso queira conhecer mais sobre como funciona o atendimento psicológico ou agendar uma consulta com a psicóloga Ciana, entre em contato pelo telefone: 66 9 9962-2115

