A última semana de julho será marcada por queda na temperatura e baixa umidade do ar em todo Mato Grosso. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas amarelos, um para baixa umidade do ar variando entre 20% e 30% e outro sobre a queda de temperatura entre 3 °C e 5 °C. A Defesa Civil também encaminhou mensagem sobre a friagem no Estado.
Segundo o Inmet, Cuiabá será de tempo ameno, com mínima de 18 °C. A previsão aponta que a temperatura volta a subir gradativamente até o fim de semana, podendo chegar até os 38 °C.
Em Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte da capital), conhecida pelo tempo fresco, a previsão aponta mínima de 14 °C na madrugada de terça-feira (29), mas a semana termina com máximas de 36 °C.
Já em Sinop (500 km ao norte de Cuiabá) os dias serão de céu limpo e tempo seco. As mínimas giram em torno de 20 °C, enquanto as máximas batem os 37 °C, com sensação térmica ainda mais quente.
No sul, em Rondonópolis (212 km da capital) terá frio nos primeiros dias da semana e calor intenso a partir de quarta-feira (30), as mínimas podem chegar a 17°C e as máximas em 37 °C.
Em Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá) a previsão é de começo de semana com dias frios e mínimas de 17 °C e máximas de 37 °C.
A recomendação é de manter-se hidratado, evite exercícios físicos em horários de calor intenso, usar umidificador em ambientes internos e atenção redobrada com a saúde de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.