O Governo de Mato Grosso entregou, na tarde desta quarta-feira (20), R$ 5 milhões pelo 4º Prêmio Alfabetiza MT a 100 escolas do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) que obtiveram os melhores resultados em alfabetização no ano de 2024. A lista de premiados foi divulgada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em evento realizado no Ginásio Fiotão, em Várzea Grande.
“O Alfabetiza MT é exemplo de um trabalho sério que o governo vem fazendo na educação. O que resolve um problema é o trabalho sério. É isso que estamos fazendo desde que assumi o governo. Estamos no caminho certo, por isso, quando a gente olha o indicador de criança alfabetizada, éramos em 2021 a 22ª posição no Brasil. Agora, já subimos como um foguete e estamos na 8ª posição”, afirmou o governador Mauro Mendes.
O vice-governador Otaviano Pivetta destacou que o prêmio valoriza o profissional da educação. “Estamos em uma cerimônia que explica toda essa nova evolução na educação. Indicativos de melhor aprendizado, que, graças aos nossos profissionais da educação, conseguimos alcançar nossos objetivos e temos crianças alfabetizadas na idade certa. Parabéns a todos”, disse.
Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a premiação é mais do que um reconhecimento simbólico. “Incentivamos práticas pedagógicas eficazes e mostramos que o esforço dos professores transforma realidades. O Alfabetiza MT apresenta resultados e, com este prêmio, queremos reforçar a importância da dedicação de cada profissional na vida dos estudantes”, destacou.
Em 2024, 70% dos 142 municípios mato-grossenses tiveram melhores resultados na alfabetização da educação fundamental, e 65% atingiram as metas estabelecidas no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) para melhorar os resultados de alfabetização das crianças até o segundo ano do ensino fundamental. “O resultado ficou evidenciado com a entrega do Selo Criança Alfabetizada, pelo MEC, quando tivemos 7 municípios com Selo Ouro, 17 com prata e 11 com bronze”, disse Alan.
O secretário também falou sobre objetivos superados. Em 2024, por exemplo, a meta de alfabetização na rede pública, que era de 59,2%, fechou o ano com resultado de 60,59%. “Em 2025, também vamos ultrapassar os 83% estimados”, apontou.
Na ocasião, o Governo de Mato Grosso também entregou 83 ônibus escolares para municípios que contam com escolas do campo. O investimento de R$ 35,5 milhões foi numa frota de três modelos: 25 Volkswagen Ore 1, para 30 passageiros; 10 Volkswagen Ore 2, com capacidade para 45 passageiros; e 48 unidades Iveco Ore 2, para 45 passageiros.

