Estreia do Mustang em 1964
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A Ford está preparando uma versão especial de 60 anos do Mustang. Ela deve ser apresentada no dia 17 de abril, data em que o clássico da Ford celebra seis décadas de produção ininterrupta. Em sua sétima geração, o Mustang ainda é o carro esportivo mais vendido do mundo. Vamos relembrar os principais modelos do Mustang ao longo das últimas décadas.
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Seu conceito foi definido por Lee Iacocca, um dos gênios da indústria de Detroit, que conduziu sob o comando de Henri Ford II, um carro que deveria ser compacto, acessível, esportivo e desejado. Ford queria que esse carro atendesse aos jovens baby boomers, que nasceram a partir de 1945 nos Estados Unidos, filhos de ex-soldados da II Guerra. Era um universo imenso de consumidores.
Conceito Mustang II deu base ao modelo que estreou em 1964
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O desenho do Mustang foi derivado de um segundo conceito feito por Joe Oros, L. David Ash e Gale Halderman. O Mustang usava a base de um carro barato que era o Falcon mas que não trazia o apelo de esportividade que o novo carro traria consigo.
Lee Iacocca em 1965: criador do Mustang
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Seu lançamento foi grandioso no Salão de Nova Iorque e no primeiro dia 22 mil unidades foram encomendadas e nos primeiros quatro meses já seriam 680 mil pedidos. O carro estava destinado a ser um sucesso e a Ford construiu uma fábrica só para produzi-lo.
Lançamento em abril de 1964
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A primeira geração consolidou o Mustang. Ele tinha preço a partir de US$ 2,5 mil na época com motor 2,8 litros seis cilindros de 101cv e havia outro 3,3 litros de 116cv. Também estava disponível o V8 260 de 4,3 litros e 164cv, o 289 V8 de 210cv e um outro com carburador esportivo para 220cv. Com um pacote de desempenho extra o Mustang já chegava a 270cv. Era um sucesso.
Linha de produção do Mustang em Deaeborn
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No fim dos anos 1960 o Mustang ganhava novas versões, a linha Shelby era incorporada ao portfólio e nos anos 1970 o carro da Ford teria novas versões como o Boss e o Mach 1. Até que a partir da crise do Petróleo, a Ford tirou da gaveta um dos seus projetos de carro compacto para lançar do Mustang de segunda geração.
Mustang era um carro de desejo desde a primeira geração
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Esse carro não foi um sucesso pois era baseado no Ford Pinto, que emprestava a carroceria ao Mustang que tinha melhor acabamento, mais itens de série e mais economia pois usava motores pequenos como o quatro cilindros 2,3 litros de 88cv e o V6 2,8 litros. O V8 302 voltou só em 1975 com 122cv e mesmo com as versões Cobra II e Stallion o Mustang havia perdido sua alma esportiva.
GT500 2014: estreia da sexta geração
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Em 1978 foi apresentada a terceira geração. Era baseada na plataforma compacta Fox e o Mustang ficaria com essa base moderna porém pequena até o ano de 1993. Os motores eram os mesmos da geração anterior porém com um pouco mais de potência e houve ainda uma versão 2,3 litros com turbocompressor de pouco sucesso com 131cv. A Ford trabalhou como possível a terceira geração e melhorou a eficiência dos motores V8 e quatro cilindros trazendo inovações como injeção eletrônica, novas versões conversíveis e novidades como o airbag surgiram em 1990.
Quarta geração: novos ares para 1994
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A quarta geração foi um renascimento para o Mustang e veio para a linha 1994. Era um carro arredondado, maior, com rodas aro 17, novos motores e muita esportitvidade. Curiosamente plataforma era a mesma de 1979 mas com quase 70% das peças novas. Entre os motores havia o V6 3,8 litros de 145cv e o V8 302 de 215cv. Foi uma geração muito bem sucedida com versões como a SVT Cobra com motor V8 4,6 litros de 305cv. O Mach 1 voltou em 2002 com 300cv e o SVT Cobra dessa época tinha 390cv.
2003 marcou a chegada da quinta geração e a volta de linhas como o Shelby
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Em 2003 foi apresentada a quinta geração que representou mais uma “volta às origens” com os 40 anos do Mustang. Era um carro de linhas mais quadradas, uma nova geração totalmente nova e mais rígida além de mais segura. O Mustang básico tinha motor V6 4,0 litros de 204cv e 32kgfm enquanto o V8 era um 4,6 litros de 300 ou 304cv.
Mustang Mach 1 de 1969
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Aos poucos o Shelby ia voltando chegando com versões interessantes como a KR de 547cv e 70kgfm de torque graças à preparação no motor V8. Mas a concorrência se mexia e a GM trabalhava na volta do Camaro e a Chrysler no retorno do Challenger para o final da década. A Ford lançou inúmeras versões especiais do Mustang e se mantinha à frente. Essa geração ficou até 2014 quando outras novidades vieram.
Nos anos 2000 Mustang reinou sozinho até que voltariam Camaro e Challenger
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A sexta geração do Ford Mustang era mais tecnológica e foi apresentada há dez anos. Trazia multimídia Ford Sync, chave presencial, sistema de som premium, controle de distância do carro à frente entre outras novidades deixavam o Mustang mais aprazível ao volante. Tão aprazível que voltava a ter motor quatro cilindros que era o 2,3 litros turbo Ecoboost com injeção direta mas com 309cv, além do V6 de 304cv, o V8 5,0 litros de 425cv e as séries especiais como o Roush, o consolidado GT, Laguna Seca, Boss e tantos outros.
Mustang GT Premium 2018: estreia no Brasil
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Essa geração marcou a estreia do Mustang oficialmente nas concessionárias em 2019 com a versão GT Performance respondendo aos fãs da marca que desejavam comprar o esportivo na concessionária e não em importadores independentes.
Sétima geração já anunciada por aqui
Marcos Camargo Jr. 28.03.2024
A sétima geração do Mustang chegou em 2023 aos Estados Unidos com boas notícias como a manutenção do V8 Coyote de 488cv enquanto o Mustang Mach-E elétrico feito com outra plataforma e outra proposta, segue em paralelo usando o nome de um esportivo lendário.