As obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) já alcançaram 22,5% de avanço total. Atualmente, equipes atuam em 8 dos 11 segmentos em que a ferrovia foi subdividida, realizando serviços que vão desde terraplenagem e construção de obras de arte especiais até a implantação da superestrutura ferroviária.
Segundo informações repassadas pela Infra S.A. ao portal Informa Araguaia, o início das atividades no canteiro de obras em Água Boa (MT) está previsto para o segundo semestre de 2026.

Integração e escoamento da produção
Com 888 quilômetros de extensão, a FICO é estratégica para o escoamento da produção de grãos do Centro-Oeste. Do total, 383 quilômetros ligam Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT) e outros 505 quilômetros vão de Água Boa a Lucas do Rio Verde (MT). A ferrovia permitirá o transporte de soja e milho do centro-norte de Mato Grosso — maior região produtora de soja do Brasil — até a Ferrovia Norte-Sul, conectando aos portos de São Luís (MA), Santos (SP) e Paranaguá (PR).
O projeto é conduzido pela Infra S.A. desde 2010, quando foi finalizado o projeto básico do trecho Campinorte (GO) – Água Boa (MT). Em 2012, foi concluído o estudo para o segmento entre Água Boa e Lucas do Rio Verde.

Alterações no traçado e ganhos operacionais
Uma revisão técnica atualizou e otimizou o traçado original, alterando o ponto inicial de Campinorte para Mara Rosa, sem aumento no custo de implantação. A mudança melhorou a ligação com a Ferrovia Norte-Sul e trouxe ganhos operacionais relevantes.
Investimento Cruzado e construção
Em dezembro de 2020, foi formalizado o investimento cruzado para o trecho de Mara Rosa a Água Boa, por meio da assinatura do Anexo 9 do 3º Termo Aditivo ao contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), celebrado entre a Infra S.A., a Vale e a ANTT, com base na Lei nº 13.448/2017.
A Vale é responsável pela construção do primeiro trecho, de 383 quilômetros, que atravessa municípios de Goiás — Mara Rosa, Alto Horizonte, Nova Iguaçu de Goiás, Santa Terezinha, Crixás, Nova Crixás e Aruanã — e Mato Grosso — Cocalinho, Nova Nazaré e Água Boa.
A segunda etapa, entre Água Boa e Lucas do Rio Verde, será executada posteriormente.