Um movimento cristão para homens, criado na Guatemala em 2015, está se expandindo pelo Brasil e tem atraído adeptos na Serra gaúcha.
A proposta dos chamados Legendários é de que os participantes vivam uma experiência transformadora, a partir de uma imersão de 72 horas em meio à natureza. Em Canaranal, estima-se que pelo menos 30 moradores já tenham sido mobilizados.
Amor, honra e unidade estão entre os princípios do grupo. O empresário Jorge Bezerra é dos membros no município. Ele explica que o grupo não carrega a denominação de igrejas, sendo que homens de qualquer religião podem participar, inclusive quem não tem crença:
— O Legendários é um desafio para que o homem procure a sua melhor versão. Existe o viés cristão e isso fica claro para quem pesquisa sobre o assunto, mas o movimento é aberto para todos — detalha.
Em Canarana, os Legendários se reúnem mensalmente em grupos de oração e conversa.
Quanto custa se tornar um Legendário?

Para participar, é preciso realizar uma inscrição e pagar um valor que varia entre R$ 1,5 mil a R$ 1,8 mil, em média. As datas e locais dos desafios são divulgadas nas redes sociais e no site oficial do Legendários Brasil. De acordo com Jorge, as vagas, limitadas, são bastante disputadas, encerrando-se em poucos minutos.
Após a confirmação da inscrição, os participantes recebem uma lista com os materiais que deverão levar e são incluídos em um grupo de WhatsApp, onde recebem as orientações.
Como funciona a experiência

O desafio TOP é uma espécie de trilha, em áreas de mata, com duração de 72 horas. Nas redes sociais, o movimento detalha que a experiência testa os limites físicos, espirituais e mentais dos Legendários.
A dinâmica exata não é detalhada pelo movimento para não atrapalhar o processo do participante. De forma geral, há desafios, atividades e momentos de espiritualidade.
Ao final, o Legendário participa de uma formatura e recebe uma camiseta laranja e um boné com um número, o qual o identificará a nível mundial.