O secretário municipal de Administração de Confresa, Cássio Mesquita de Moraes, foi exonerado do cargo por meio da Portaria nº 055/2026, publicada no Diário Oficial dos Municípios. Na mesma data, 13 de janeiro, o prefeito Ricardo Babinski (MDB) assinou a Portaria nº 056/2026, que nomeia, de forma interina, Alex Gomes Ferreira para a função.
Conforme apurou o site Olhar Alerta, uma servidora municipal registrou um boletim de ocorrência contra o então secretário, no qual relata supostos crimes de calúnia, difamação, injúria e assédio, que teriam ocorrido em mais de uma ocasião. O registro foi formalizado junto às autoridades policiais e segue sob os trâmites legais.
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Confresa informou, por meio de nota oficial, que a exoneração ocorreu por decisão administrativa interna, baseada em critérios de gestão e dentro da prerrogativa legal do chefe do Executivo. O município afirmou ainda que o prefeito Ricardo Babinski não foi oficialmente notificado ou comunicado sobre qualquer boletim de ocorrência envolvendo o ex-secretário.
Segundo a nota, caso haja o recebimento formal de denúncias ou comunicações por parte dos órgãos competentes, a Administração Municipal adotará as medidas cabíveis, observando o devido processo legal, com responsabilidade e transparência.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a nomeação de Alex Gomes Ferreira como secretário interino tem o objetivo de garantir a continuidade dos trabalhos da pasta. O Executivo destacou que Alex possui experiência na administração pública, já exerceu mandato como vereador e tem formação em Comunicação Política.
Cássio Mesquita foi procurado pela reportagem, mas até a finalização da matéria, não respondeu aos questionamentos.
Veja a nota da Prefeitura de Confresa na íntegra:


